Artigo

PROGRAMAÇÃO

  • PROGRAMAÇÃO

    PROGRAMAÇÃO

    Em muitos países, programação é ensinada como uma segunda língua – a linguagem de programação. Não muito diferente ocorre com o ensino de robótica. A Academia de Robótica, nos Estados Unidos, por exemplo, tem o objetivo de ensiná-la nas escolas de Educação Básica.

    LEIA MAIS Robótica: como construir protótipos usando recursos de baixo custo

    Uma das minhas lutas pessoais enquanto educadora é transformar o ensino de programação e de robótica em uma política pública. A sua incorporação ao currículo brasileiro traria os benefícios de explorar essa linguagem, como o trabalho com resoluções problemas reais, colaboração, empatia e outras competências socioemocionais.

    O ensino tem que ser acompanhado de uma metodologia ativa, capaz de aguçar, desafiar e despertar a aprendizagem ao propor que os alunos saiam da passividade e assumam o centro do processo de aprendizagem.

    Programação e robótica

    O ensino de programação está relacionado ao ensino de robótica (por exemplo, para criar orientações para que os robôs se mexam). Porém, há muitas vertentes a serem exploradas quando estamos trabalhando a programação – incluindo de forma offline. O ensino pode inclusive se iniciar de forma desplugada (aquele realizado longe de um computador) e abarcar muitas variáveis do currículo. No ensino através de um programação, muitas outras possibilidades estão à disposição: trabalhar gifs, narrativas digitais, jogos... e a programação para ser repassada para a placa programável, aquela que dará vida a um protótipo.

     

    INDICAÇÕES PARA EXPLORAR

    Ensinando ciência da computação sem o computador”, livro gratuito em PDF sobre programação desplugada

    Scratch, site que está em sua versão 3.0. O site possui muitas dicas e uma comunidade para remixar projetos

    Code org., plataforma para trabalhar de forma lúdica a programação


    Já o ensino de robótica trabalha a automação, que possui uma unidade de processamento, sensores para perceber seu ambiente, motores e atuadores (para mover seus membros e/ou rodas), seguindo instruções programadas. É um aprendizado que perpassa pelas mãos, com aprendizagem criativa, que mexe com o raciocínio lógico, capaz de dar soluções à vida cotidiana e ao próprio currículo. A robótica pode ser desenvolvida através de um kit específico e ou materiais não estruturados (saiba mais aqui).

    Abaixo, compartilho 5 motivos inserir a programação e o ensino de robótica nas aulas:

    1 - Desperta para a aprendizagem criativa

    Ambos são capazes de alavancar a aprendizagem, tornando-o envolvente e significativo. Isso acontece porque são formas de aprender que permitem que a criatividade e a inventividade estejam presentes em todo o momento. Não é algo só para as exatas: programação e robótica podem ser trabalhadas em qualquer área do conhecimento e de forma interdisciplinar.

    2- A robótica ajuda a compreender a programação

    Ao dar vida aos protótipos, a lógica de programação (que parece ser algo abstrato), ganha uma outra percepção. Desenvolver seus próprios protótipos permite aos alunos compreenderem de forma lúdica o que está por trás dos funcionamentos dos objetos. Esse encantamento vai além do simples “aprender na prática o funcionamento de um algoritmo”. Ele permite que os estudantes compreendam como a lógica da programação se transforma em projetos reais.

    3 – A robótica auxilia a compreender o mercado de trabalho

    Já vivemos a indústria 4.0. Trabalhar a robótica é oportunizar que os alunos tenham possibilidade de se adaptar a um mercado que cada dia está mais tecnológico e para que possam ocupar boas posições. Há vivência, ainda na Educação Básica, de competências necessárias ao mundo do trabalho, como colaboração, empatia, resoluções de problemas. O desenvolvimento dessas competências permite que eles não sejam apenas consumidores, mas também produtores de tecnologia.

    4 – Desenvolve as competências socioemocionais

    Por si só, o ensino de programação e robótica tem como premissa a colaboração, a troca de ideias, a resoluções de problemas para desenvolver projetos e avançar com os desafios que surgem ao longo do percurso. Os alunos terão de resolver conflitos, trabalhar com questões e valores para avançar em seus protótipos, aprendendo a descordar e a lidar com angústias, frustações, divergências de opiniões, ansiedade...

     5 – Ajuda a desmitificar o uso das tecnologias.

    Precisamos compreender que a tecnologia não é um fim e sim o meio. Ao trabalhar com projetos mão na massa, estamos olhando a tecnologia por outro prisma ao trabalhar com problemas reais (como a utilização por uma questão social).

    E você, querido professor, já experimentou inserir em suas aulas o ensino de programação e de robótica? Como foi? Conte aqui nos comentários e ajude a fomentar práticas docentes.

    Um abraço,

    Débora Garofalo

    Professora da rede Municipal de Ensino de São Paulo, formada em Letras e Pedagogia, mestranda em Educação pela PUC-SP, colunista de Tecnologia para o site da NOVA ESCOLA, Vencedora na temática Especial Inovação na Educação no Prêmio Professores do Brasil e Top 10 no Prêmio Global Teacher Prize, considerado o Nobel da Educação.

    • 19-04-2024
    • Unidade: Bento Gonçalves
    • 14 Views
    • ROBÓTICA

Depoimentos

  • Fiz o curso de Gastronomia na escola Datamais e hoje só estou empregado graças à essa qualificação fantástica. Aulas incríveis, receitas especiais e desafiadoras, colegas motivados e felizes que sempre ajudam e participam de forma sensacional. A professora é show e uma pessoa incrível. indico sem dúvidas para todos realizarem essa qualificação que abre portas para o mercado de trabalho, principalmente na nossa região turística.

    Thomas Garcia do Nascimento, Bento Gonçalves
  • Fiz o curso de Confeitaria na Datamais. Graças ao curso comecei a empreender e hoje temos uma empresa de doces diferenciados. Fabricamos Bolos recheados especiais, LowCarb, Diet, barras de chocolates recheadas, brownie com coberturas, e muito mais,,, a nossa empresa é a MARROM BOMBOM..(nos siga no Instagram)..um sucesso, graças ao curso e a nossa querida professora Janete. Todos que não fizeram o curso estão perdendo tempo e DINHEIRO $$$$...

    Eduarda Tessaro, Bento Gonçalves
  • O Curso de Robótica abriu as portas para mim. Aprendi tudo de Robótica e depois fiz um curso de CNC e mais outros avançados. Hoje tenho um emprego muito bem remunerado graças ao curso de Robótica que foi meu ponto de partida. Hoje sou responsável por um Robô Alemão e presto assistência. Tive a oportunidade de ir para Alemanha aprender e fazer outros cursos. Robótica é o futuro. Vão substituir pessoas mas não esqueçam que alguém tem que comandar eles e quem será? lógico...quem faz Robótica...

    Alexandre Veit Franchesco, Bento Gonçalves
  • Adorei ter iniciado meu curso na escola Datamais. Sem dúvida a melhor escola da região

    Matheus da Silva, Bento Gonçalves
  • Nossa empresa já tem um ano e está muito bem estabelecida e o curso foi fundamental para o nosso sucesso

    Janice Veiga, Bento Gonçalves
  • Referente ao curso, estamos muito satisfeitas, pois o curso é todo trabalhado na prática, não tem aquela enrolação de fala... a profe Suzi então, excelente profissional, sempre muito atenciosa, nós da turma criamos um vínculo super amigável com ela, nota um milhão pra ela, somente elogios! A escola tmb sempre que precisamos foram super atenciosos e sempre nos ajudaram a ir atrás de cachorrinhos, aliás, agradecemos por isso!

    Kimberly Kaefer, Bento Gonçalves
  • Já fiz o curso de confeitaria, de cozinheiro na Datamais e a escola é o máximo muito atenciosos com os alunos , me cinto em casa na Datamais já estou inscrita para fazer o curso de confeitaria avançada. Amo

    Erica Marta Soares, Bento Gonçalves
  • só a agradecer por iniciar o curso com a datamais

    Kamile, Bento Gonçalves
  • Gostei muito da aula e estou muito ansiosa para chegar logo a quarta-feira a Tati é perfeita! E as gurias que estão fazendo o curso comigo são muito queridas também. Parabéns pela atenção que vocês nos dão, fomos muito bem recebidas, obrigado!

    Patricia Maia Da Rosa, Bento Gonçalves
  • Gostei muito do atendimento e atenção dos Professores da escola, superou minhas expectativas no curso de massoterapeuta, assim que possível quero voltar a fazer mais especializações, sempre é bom adquirir novos conhecimentos. obrigada.

    Sonia Aparecida da Silva, Bento Gonçalves
  • Ótimas opções de cursos, gostei do atendimento e estrutura que a escola me proporcionou.

    Thais Mascarello, Bento Gonçalves
  • Obtive ótimos resultados com o meu investimento no curso de marketing digital, valeu muito apenas top top.

    Maria Eduarda, Bento Gonçalves
  • Amo todos os cursos, sistema evolua muito bom e sempre progride.

    Junemara Zanchet, Bento Gonçalves