Artigo

Filtro de luz Azul nos Smartphones

  • Filtro de luz Azul nos Smartphones

    Filtro de luz Azul nos Smartphones

    FILTRO DE LUZ AZUL NOS SMARTPHONES

    Você sabe que ficar com a cara o dia inteiro na frente das telas não faz bem de nenhuma forma. Não apenas você interage menos socialmente e presencialmente falando, como também pode desenvolver problemas de visão, de postura, musculares e, em casos extremos, até câncer de pele. Por isso, muitos médicos recomendam o uso de protetor solar em frente a computadores, e também pausas frequentes durante o trabalho, tanto para esticar as pernas como os músculos óticos.

    Outro problema é o dano ao seu sono. Estranhamente, quando estamos usando telas ligadas próximos da hora de dormir, temos tendência a perder o sono, demorar mais para dormir e ainda deitar com a mente acelerada. Isso não é mera coincidência, pois há uma explicação científica para isso. Como você sabe, a luz é formada por espectros de infinitas cores, que se juntam e formam a cor branca.

    O sol emite todas essas cores, as telas de computadores e smartphones também. Mas a luz azul, em especial, tem a característica de bloquear a produção de um hormônio chamado melatonina, que é justamente um dos que atuam no sono. Durante o dia, sob a luz do sol, não ha problema em ter esse hormônio bloqueado, até te ajuda a ficar acordado.

    Porém, a natureza de nós seres humanos é a de dormir à noite, e por isso a ausência do sol permite que a melatonina seja fabricada e te deixe com vontade de dormir e recarregar suas energias. Mas, usando telas ligadas, estamos exposto à luz azul mesmo à noite, e por isso esse hormônio deixa de ser fabricado. Você perde o sono, ou dorme mais leve, e prejudica muitas coisas em seu corpo.

    Por isso, o ideal é interromper a luz azul duas horas antes de ir deitar, mas como é muito difícil nos separarmos de nossos gadgets, a solução encontrada é o tal filtro de luz azul. Se você já usou algum, pode ver que, quando ativado, a tela fica em tons amarelados, mostrando que está justamente sem o azul presente. Isso não estraga a tela do seu smartphone ou computador, apenas não emite a luz azul.

    O máximo que vai acontecer é as cores do seu conteúdo, como uma série, filme ou jogo, ficarem prejudicadas e estranhas, mas você não perde em desempenho, qualidade de imagem ou brilho. E ficar sem a luz azul também não prejudica em nada sua visão ou saúde, a promessa é melhorar, então não há contras.

    Há duas maneiras de usar o filtro azul em seu aparelho. Uma delas é utilizar a função nativa do sistema, que já está presente em alguns modelos. Motorola, Samsung e Xiaomi são algumas que oferecem esse cuidado. Os ajustes geralmente estão em Configurar, na seção de "Tela", na própria barra de atalhos ou em apps específicos da empresa para isso.

    Se o seu smartphone não conta com essa função, basta baixar um dos muitos apps disponíveis na Play Store e configurá-los ao seu modo.

    • 07-07-2020
    • Unidade: Bento Gonçalves
    • 14 Views
    • INFORMÁTICA

Depoimentos

  • Gostei muito do atendimento e atenção dos Professores da escola, superou minhas expectativas no curso de massoterapeuta, assim que possível quero voltar a fazer mais especializações, sempre é bom adquirir novos conhecimentos. obrigada.

    Sonia Aparecida da Silva, Bento Gonçalves
  • Ótimas opções de cursos, gostei do atendimento e estrutura que a escola me proporcionou.

    Thais Mascarello, Bento Gonçalves
  • Obtive ótimos resultados com o meu investimento no curso de marketing digital, valeu muito apenas top top.

    Maria Eduarda, Bento Gonçalves
  • Amo todos os cursos, sistema evolua muito bom e sempre progride.

    Junemara Zanchet, Bento Gonçalves