Artigo

TEM MEDO DE ENTREVISTAS DE EMPREGO?

  • TEM MEDO DE ENTREVISTAS DE EMPREGO?

    TEM MEDO DE ENTREVISTAS DE EMPREGO?

    Descubra como falar com o recrutador, o que vestir e como se comportar

    Você está em busca da entrevista de primeiro emprego, mas não faz ideia de como proceder durante a conversa com o recrutador. Certo? Como é muito comum que pessoas nessa situação fiquem muito nervosas, fomos atrás de dicas preciosas para facilitar a vida de todos os que estão passando por isso. Se você estiver chegando agora ao mercado de trabalho, aproveite esta ajuda de João Xavier, diretor-geral da Ricardo Xavier Recursos Humanos, que há anos trabalha no recrutamento de profissionais de diversas áreas e níveis.


    7 dicas para entrevista de primeiro emprego

    1. Escolha bem o que vestir

    Em primeiro lugar, João aconselha começar pelo mais básico. Que roupa você vai vestir? A decisão não é tão simples. Não vá pensando que é só pegar aquele jeans e aquela camiseta que você adora e tudo está resolvido. Quando falamos de empresas e processos de seleção, alguns cuidados simples podem fazer toda diferença.


    “O ideal é que o candidato se vista como se já trabalhasse na empresa”, diz ele. Ou seja, pesquise o chamado dress code da empresa conversando com pessoas que trabalham lá ou apenas observando isso (se puder dar uma passada lá por perto antes da entrevista).


    Na dúvida, a dica é usar roupas mais sociais. “É melhor errar para mais do que para menos. Além disso, se chegar de gravata e constatar que o ambiente não é dos mais formais, é só tirar a gravata, dobrar a manga da camisa, tirar o paletó”, recomenda João. “É mais fácil passar do social para o esporte do que o contrário. Para as mulheres, cuidado com cabelos e unhas também são essenciais.”


    2. Tome cuidado com a fala

    A segunda dica é a de tomar muito cuidado com o que vai dizer e também com a forma que vai dizer na entrevista de primeiro emprego. Evite erros de português e gírias. “Fale apenas o necessário, sobre o que for perguntado”, recomenda João.


    3. Valorize a experiência acadêmica

    Em processos seletivos em geral, o que mais pesa são os resultados obtidos pelos candidatos em experiências anteriores. Claro que, se você está procurando sua primeira oportunidade de trabalho, o recrutador já sabe que você não tem experiência profissional (muito menos resultados) para apresentar, mas não é por isso que você vai ficar mudo.


    “Você deve explorar seus resultados na escola/faculdade, participações em congressos, seminários, cursos de aperfeiçoamento, trabalhos desenvolvidos, como TCC e Monografias, e, principalmente, trabalhos voluntários, trabalho de férias, intercâmbios”, diz João.


    4. Pense em situações em que foi desafiado

    Outra dica é que muitas entrevistas de emprego são baseadas em situações que você já viveu. Para não correr o risco de ter um branco na hora, você pode deixar a memória preparada. Lembre, com antecedência, de situações em que você se sentiu desafiado, em que teve que resolver algum problema, por exemplo. É bem provável que alguma pergunta assim surja no bate-papo. Ah, sim, e não se importe com a simplicidade das tarefas que você vai relatar, isso já é esperado pelo entrevistador.


    “O que importa é a forma como você alcançou os resultados e não o resultado em si”, diz João. Isso porque, você tende a agir de maneira semelhante quando se deparar com outro desafio ou tarefa, e é isso que o entrevistador quer saber – como você agiu diante da situação. “As empresas procuram pessoas capazes de produzir resultados e realizar o trabalho da maneira mais eficiente possível e a melhor forma de mostrar que você pode entregar tudo isso é contar o que já fez.”


    5. Estude a empresa antes

    Antes da entrevista, é obrigatório fazer a lição de casa e estudar a empresa em que você quer trabalhar. Use e abuse da internet para investigar e descobrir tudo sobre ela – a história, o que ela faz, o que produz, qual o tamanho, se é nacional ou não, quem são os concorrentes, como ela está em relação à concorrência etc. “Também procure imaginar como você pode contribuir com o desenvolvimento da empresa e questione por que você quer trabalhar lá.”


    6. Pense nos seus pontos fortes e fracos

    Outra lição de casa é pensar no que você tem de melhor. “Descubra seu pontos fortes e prepare exemplos que os demostrem, como situações vividas que comprovam o exercício de tais qualidades”, diz João. Bem, é preciso também descobrir seus pontos fracos, os pontos em que você precisa se desenvolver, pois isso também pode ser questionado durante a entrevista para o seu primeiro emprego.


    7. Seja você mesmo na entrevista

    Segundo João, o entrevistador já vai esperar que você esteja nervoso, pois isso é muito comum. “Se ele for bom entrevistador, cuidará para que você se sinta mais à vontade”. De qualquer forma, a melhor estratégia para combater o nervosismo da entrevista de primeiro emprego é ser você mesmo.


    A dica é clara: não elabore mentiras ou histórias sofisticadas para querer impressionar. Seja você mesmo e tudo fica bem mais fácil. Além disso, os processos seletivos buscam colocar a pessoa certa no lugar certo. “Se você for preterido não significa que é um mau profissional, mas que havia alguém mais aderente ao perfil solicitado”, diz.


    Na maioria das vezes, o perfil comportamental pesa mais do que competências técnicas ou capacidade intelectual. Por exemplo, uma pessoa mais introvertida pode não se desenvolver bem em um cargo que exija extroversão e uma pessoa que goste de fazer análises estatísticas pode não se sentir confortável em uma posição que exija criação. “Portanto, querer forçar um perfil só trará transtornos, no médio e longo prazos, para a empresa e para o profissional.”


    Resumindo, a dica geral é para a entrevista de primeiro emprego: mostre seus resultados, mostre sua trajetória e seu desenvolvimento, seja claro e sucinto, capriche no português e seja você mesmo!

    • 29-03-2024
    • Unidade: Bento Gonçalves
    • 14 Views
    • MERCADO DE TRABALHO

Depoimentos

  • Fiz o curso de Gastronomia na escola Datamais e hoje só estou empregado graças à essa qualificação fantástica. Aulas incríveis, receitas especiais e desafiadoras, colegas motivados e felizes que sempre ajudam e participam de forma sensacional. A professora é show e uma pessoa incrível. indico sem dúvidas para todos realizarem essa qualificação que abre portas para o mercado de trabalho, principalmente na nossa região turística.

    Thomas Garcia do Nascimento, Bento Gonçalves
  • Fiz o curso de Confeitaria na Datamais. Graças ao curso comecei a empreender e hoje temos uma empresa de doces diferenciados. Fabricamos Bolos recheados especiais, LowCarb, Diet, barras de chocolates recheadas, brownie com coberturas, e muito mais,,, a nossa empresa é a MARROM BOMBOM..(nos siga no Instagram)..um sucesso, graças ao curso e a nossa querida professora Janete. Todos que não fizeram o curso estão perdendo tempo e DINHEIRO $$$$...

    Eduarda Tessaro, Bento Gonçalves
  • O Curso de Robótica abriu as portas para mim. Aprendi tudo de Robótica e depois fiz um curso de CNC e mais outros avançados. Hoje tenho um emprego muito bem remunerado graças ao curso de Robótica que foi meu ponto de partida. Hoje sou responsável por um Robô Alemão e presto assistência. Tive a oportunidade de ir para Alemanha aprender e fazer outros cursos. Robótica é o futuro. Vão substituir pessoas mas não esqueçam que alguém tem que comandar eles e quem será? lógico...quem faz Robótica...

    Alexandre Veit Franchesco, Bento Gonçalves
  • Adorei ter iniciado meu curso na escola Datamais. Sem dúvida a melhor escola da região

    Matheus da Silva, Bento Gonçalves
  • Nossa empresa já tem um ano e está muito bem estabelecida e o curso foi fundamental para o nosso sucesso

    Janice Veiga, Bento Gonçalves
  • Referente ao curso, estamos muito satisfeitas, pois o curso é todo trabalhado na prática, não tem aquela enrolação de fala... a profe Suzi então, excelente profissional, sempre muito atenciosa, nós da turma criamos um vínculo super amigável com ela, nota um milhão pra ela, somente elogios! A escola tmb sempre que precisamos foram super atenciosos e sempre nos ajudaram a ir atrás de cachorrinhos, aliás, agradecemos por isso!

    Kimberly Kaefer, Bento Gonçalves
  • Já fiz o curso de confeitaria, de cozinheiro na Datamais e a escola é o máximo muito atenciosos com os alunos , me cinto em casa na Datamais já estou inscrita para fazer o curso de confeitaria avançada. Amo

    Erica Marta Soares, Bento Gonçalves
  • só a agradecer por iniciar o curso com a datamais

    Kamile, Bento Gonçalves
  • Gostei muito da aula e estou muito ansiosa para chegar logo a quarta-feira a Tati é perfeita! E as gurias que estão fazendo o curso comigo são muito queridas também. Parabéns pela atenção que vocês nos dão, fomos muito bem recebidas, obrigado!

    Patricia Maia Da Rosa, Bento Gonçalves
  • Gostei muito do atendimento e atenção dos Professores da escola, superou minhas expectativas no curso de massoterapeuta, assim que possível quero voltar a fazer mais especializações, sempre é bom adquirir novos conhecimentos. obrigada.

    Sonia Aparecida da Silva, Bento Gonçalves
  • Ótimas opções de cursos, gostei do atendimento e estrutura que a escola me proporcionou.

    Thais Mascarello, Bento Gonçalves
  • Obtive ótimos resultados com o meu investimento no curso de marketing digital, valeu muito apenas top top.

    Maria Eduarda, Bento Gonçalves
  • Amo todos os cursos, sistema evolua muito bom e sempre progride.

    Junemara Zanchet, Bento Gonçalves